Tem casos de ebola no Brasil? Verifique isto – Quando foi o surto de ebola no Brasil


O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), onde esteve internado o primeiro paciente com suspeita de ebola no Brasil, em 2014, e agora um novo caso suspeito, é referência nacional para a enfermidade e está preparado para dar as respostas necessárias ao sistema de saúde.Atualmente, existem oito casos suspeitos que estão recebendo atendimento em uma unidade de saúde. A infecção é causada por um grupo de seis vírus do gênero Ebolavirus, sendo que apenas quatro causam doença em humanos: vírus Ebola (Zaire ebolavirus), do Sudão, Taï Forest e Bundibugyo.

Chance de sobreviver com novos tratamentos é de 90%; República Democrática do Congo vive surto da doença. Em meio ao surto de ebola que atinge países da África, cientistas da República Democrática do Congo anunciaram na última segunda-feira (12) novos tratamentos que oferecem até 90% de chance de sobrevivência.

Surto de Ebola na África Ocidental
Doença Ébola
Local Guiné, Libéria, Serra Leoa, Nigéria, Senegal, Mali, Estados Unidos e Espanha.
Estatísticas globais

Tem vacina para o ebola

A rVSV-ZEBOV (Ervebo ®) é uma vacina recombinante de vírus vivo-atenuado. Fornece proteção contra espécies do ebolavírus do Zaire e não protege contra outras espécies do vírus Ebola ou do vírus de Marburg. A Ad26.Importante: A origem do vírus é desconhecida, mas os morcegos frugívoros (Pteropodidae) são considerados os hospedeiros prováveis do vírus Ebola. Não há registro de casos de ebola no Brasil.Nesta fase, a pessoa infetada pode apresentar hemorragias internas e externas. Em caso de morte, esta geralmente ocorre entre 6 a 16 dias após o início dos sintomas e na maior parte dos casos deve-se à diminuição da pressão arterial resultante da perda de sangue. Microfotografia de um virião do vírus de ébola.

Em caso de morte, esta geralmente ocorre entre 6 a 16 dias após o início dos sintomas e na maior parte dos casos deve-se à diminuição da pressão arterial resultante da perda de sangue.

Porque o ebola não se tornou pandemia

De acordo com Dr. Vasconcelos, o ebola não pode se tornar uma epidemia mundial justamente porque a transmissão é muito restrita e área endêmica focal (na África) em áreas remotas.Nos países onde há transmissão do Ebola, a melhor maneira de se prevenir é evitar contato com o sangue ou secreções de animais ou pessoas doentes, ou com o corpo de pessoas falecidas em decorrência dessa doença, durante rituais de velório.A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola.

O ebola não tem cura e ainda não existem vacinas que combatam a proliferação desse vírus. O tratamento do ebola visa evitar que a doença evolua, por meio de cuidados paliativos que envolvem manter a pessoa bem hidratada e afastada do contato com outros indivíduos.

Jean-Jacques Muyembe, que com sua equipa de pesquisadores descobriu um novo tratamento para o Ébola que pode curar os sintomas em apenas uma hora, disse à BBC. Quatro medicamentos foram recentemente testados em pacientes na República Democrática do Congo, onde o Ébola matou quase 1.900 pessoas no ano passado.

A rVSV-ZEBOV (Ervebo ®) é uma vacina recombinante de vírus vivo-atenuado. Fornece proteção contra espécies do ebolavírus do Zaire e não protege contra outras espécies do vírus Ebola ou do vírus de Marburg. A Ad26.

Onde o vírus Ébola ataca

Na verdade, o ebola infecta as células imunológicas e as usa para viajar para outras partes do corpo – incluindo o fígado, os rins, o baço e o cérebro. Cada vez que uma das células infectadas pelo ebola explode e seu conteúdo se espalha, o dano e a presença das partículas do vírus ativam moléculas chamadas citoquinas.Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmaram, na tarde deste domingo (12), o primeiro caso de ebola transmitido no país. A paciente é uma profissional de saúde do Hospital Texas Health Presbyterian, em Dallas.Desta forma, as principais medidas de prevenção do Ebola são:

  1. Evite áreas de surto;
  2. Lave as mãos com frequência;
  3. Evite contato com pessoas infectadas;
  4. Não manuseie corpos de pessoas infectadas.