Quem é o único brasileiro medalhista de ouro em Olimpíadas na natação? Verifique isto – Qual o nadador brasileiro que ganhou a única medalha de ouro olímpica da natação


César Cielo Filho
A primeira medalha de ouro Olímpica da natação brasileira aconteceu na edição dos Jogos Beijing 2008, com César Cielo Filho, nos 50m livre, com 21s30 e, de quebra, o recorde Olímpico.Tetsuo Okamoto (Marília, 20 de março de 1932 – Marília, 2 de outubro de 2007) foi um nadador brasileiro. Foi o primeiro atleta a ganhar uma medalha olímpica na história da natação brasileira, uma medalha de bronze, conquistada nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 em Helsinque, nos 1500 metros livre.

Os atletas

  • Nicholas Santos. É um dos maiores velocistas da atualidade, especialista em nado borboleta e nado livre.
  • Fernando Scherer.
  • Gustavo Borges.
  • Cesar Cielo.
  • Felipe França.
  • Bruno Fratus.
  • Poliana Okimoto.
  • Ana Marcela Cunha.

O atirador Guilherme Paraense entrou para a história do esporte olímpico brasileiro ao se tornar o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos, na prova de pistola rápida 30 metros.

Quantas medalhas de ouro o Brasil tem na natação

No total, a modalidade já rendeu 13 medalhas ao país, sendo uma de ouro — nos inesquecíveis 50m livre de Cesar Cielo, em Pequim-2008 —, 4 de prata e 8 de bronze. Apesar de o primeiro pódio ter sido em uma prova de fundo, a maior parte das conquistas ocorreu em provas de velocidade.Foi a única mulher entre os 82 atletas da delegação; e a primeira sul-americana a disputar uma competição olímpica. MARIA LENK SE TORNA PATRONA DA NATAÇÃO BRASILEIRA ATLETA FOI A PRIMEIRA BRASILEIRA A BATER UM RECORDE MUNDIAL E A DISPUTAR OS JOGOS OLÍMPICOS, EM LOS ANGELES 1932.Com a medalha de ouro conquistada por Ana Marcela Cunha, 29, na maratona aquática das Olimpíadas de Tóquio-2020, o Brasil chegou a 17 medalhas em provas de natação na história dos Jogos. São 2 ouros, 4 pratas e 11 bronzes. A atleta baiana chegou ao Japão colecionando glórias em Mundiais e frustrações olímpicas.

A votação do Painel de Especialistas, realizada pelo site Best Swimming, elegeu os Melhores da Década 2011-2020 na natação em 23 categorias, entre as quais, melhor nadador do Brasil – Cesar Cielo -, melhor nadador do mundo – Michael Phelps (EUA) – e melhor nadadora do mundo – Katie Ledecky (EUA).

Qual o primeiro medalhista de ouro

Há 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica. Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.O Brasil conquistou suas primeiras medalhas em jogos olímpicos em 1920; desde então, dezenas foram conquistadas, tanto ouro, como prata e bronze.Com a medalha de ouro conquistada por Ana Marcela Cunha, 29, na maratona aquática das Olimpíadas de Tóquio-2020, o Brasil chegou a 17 medalhas em provas de natação na história dos Jogos. São 2 ouros, 4 pratas e 11 bronzes. A atleta baiana chegou ao Japão colecionando glórias em Mundiais e frustrações olímpicas.

O Brasil conquistou no Mundial de piscina longa, até a edição de 2019, 13 medalhas de ouro, 14 de prata e 15 de bronze. Já no Mundial de piscina curta, foram 23 ouros, 8 pratas e 21 bronzes.

Budapeste, 20 Jun 2022 (AFP) – O nadador romeno David Popovici, de apenas 17 anos, se tornou nesta segunda-feira o novo campeão do mundo dos 200 metros livre, durante o Campeonato Mundial de Natação disputado em Budapeste. Com o tempo de 1:43.21, Popovici consegue também a quarta melhor marca da história da prova.

Foi a única mulher entre os 82 atletas da delegação; e a primeira sul-americana a disputar uma competição olímpica. MARIA LENK SE TORNA PATRONA DA NATAÇÃO BRASILEIRA ATLETA FOI A PRIMEIRA BRASILEIRA A BATER UM RECORDE MUNDIAL E A DISPUTAR OS JOGOS OLÍMPICOS, EM LOS ANGELES 1932.

Quais são os medalhistas olímpicos brasileiros

  • Abner Teixeira – boxe, peso pesado.
  • Alison dos Santos – atletismo: 400 metros com barreiras.
  • Bruno Fratus – natação, nos 50 metros livre.
  • Daniel Cargnin – judô, na categoria peso meio-leve, até 66 kg.
  • Fernando Scheffer – natação, nos 200 metros livre.
  • Luisa Stefani e Laura Pigossi – dupla de tênis.

Maria Lenk
O nome principal que nos vem à mente quando falamos em mulheres na natação é Maria Lenk, nossa primeira nadadora a competir em jogos olímpicos, dona do primeiro recorde mundial na natação brasileira, ela alavancou a modalidade em nosso país.O Brasil conquistou sete medalhas de ouro com os seguintes atletas e esportes: Atletismo – Thiago Braz (Salto com vara); Boxe – Robson Conceição (Categoria até 60 Kg); Judô – Rafaela Silva (Categoria até 57 Kg); Vela – Martine Grael e Kahena Kunze (Classe 49er FX); Vôlei de praia – Alison e Bruno Schmidt; Vôlei …