Qual foi o motivo da Guerra da Bósnia? Verifique isto – Quais foram os motivos da guerra da Bósnia


Um conflito armado marcado por graves crimes contra a humanidade, a guerra da Bósnia foi resultado de disputas étnicas e territoriais. A região dos Bálcãs, habitada por povos de diversas etnias e religiões, foi unificada em 1918 sob o reino dos eslovenos, croatas e sérvios, que incluía a região da Bósnia Herzegovina.Bosníacos: queriam a independência da Bósnia-Herzegovina sob a liderança de bósnios muçulmanos; Sérvios: queriam a anexação dos territórios habitados por sérvios para formar a Grande Sérvia; Croatas: queriam a anexação dos territórios habitados por croatas com a Croácia.

No início, os sérvios ocuparam 70% do território da Bósnia e Herzegovina, porém ao unir forças do Conselho de Defesa da Croácia e da Armada da República da Bósnia e Herzegovina a guerra tomou outro rumo e as forças sérvias foram derrotadas na batalha da Bósnia Ocidental.

Sob boicote dos sérvios, o plebiscito, em fevereiro de 1992, confrmou a independência. Insatisfeitas com o resultado, milícias sérvias financiadas pelo ditador sérvio da Iugoslávia, Slobodan Milosevic, foram à luta para impedir a separação da Bósnia.

Qual foi a causa imediata da Guerra da Bósnia 1992-1995 )

A Guerra da Bósnia ocorreu de 1992 a 1995 após a declaração de independência da Bósnia-Herzegovina. O conflito foi um desdobramento das rivalidades étnicas existentes na Iugoslávia e ocorreu durante a fragmentação desse país.Nesse clima de tensão evidente, os primeiros ataques sérvios contra bósnios aconteceram no dia 5 de abril de 1992. Uma vez iniciada a guerra, as forças paramilitares da Sérvia logo se impuseram sobre as desorganizadas forças bósnias. Assim, cerca de 70% do território bósnio foi ocupado por forças da Sérvia.Em 28 de junho de 1914, ocorreu o atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, que matou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono austro-húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg.

expansão da Otan no Leste Europeu — menção da organização em adicionar a Ucrânia e a Geórgia como países membros; e ambição expansionista e revisionista de Putin — o presidente russo quer aumentar o seu poder de influência na região.

O que aconteceu com a Bósnia depois da Primeira Guerra Mundial

Consequências da Guerra da Bósnia
A Guerra da Bósnia chegou a seu fim, oficialmente, por meio do Acordo de Dayton, assinado em dezembro de 1995. Com o acordo, a guerra cessou-se e a Bósnia-Herzegovina foi dividida em duas repúblicas autônomas: uma para os sérvios étnicos e outra para os croatas e bosníacos.A Guerra da Bósnia (1992-1995) foi finalizada com os Acordos de Dayton, que garantiram 49 porcento dos territórios aos sérvio- bósnios e 51 porcento aos bósnios muçulmanos e croata-bósnios.A Guerra da Bósnia ocorreu de 1992 a 1995 após a declaração de independência da Bósnia-Herzegovina. O conflito foi um desdobramento das rivalidades étnicas existentes na Iugoslávia e ocorreu durante a fragmentação desse país.

A Guerra da Bósnia ocorreu de 1992 a 1995 após a declaração de independência da Bósnia-Herzegovina. O conflito foi um desdobramento das rivalidades étnicas existentes na Iugoslávia e ocorreu durante a fragmentação desse país.

Desde o início de 2022, as tensões entre Rússia e Ucrânia cresceram exponencialmente por conta da aproximação dos ucranianos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a subsequente invasão russa à Ucrânia. O presidente Vladimir Putin enviou as tropas da Rússia à Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

A Ucrânia possui grande importância para a Rússia, especialmente em termos geopolíticos, uma vez o país serve como “escudo” contra uma possível invasão do território russo.

Porque a Ucrânia não ataca a Rússia

— Os sistemas de armas que estamos fornecendo, os ucranianos nos deram garantias de que não usarão esses sistemas contra alvos no território russo. O diplomático realizou a afirmação junto ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.A Ucrânia possui grande importância para a Rússia, especialmente em termos geopolíticos, uma vez o país serve como “escudo” contra uma possível invasão do território russo.1 – Capacidade nuclear da Rússia
Segundo uma pesquisa do Instituto Internacional da Paz de Estocolmo (SIPRI) realizada em 2019, os russos possuem mais de 6 mil ogivas nucleares. Em números absolutos, o arsenal coloca a Rússia como o país com o maior total de armamentos nucleares, de acordo com o SIPRI.