Qual a função de um microcontrolador? Verifique isto – Qual a função do microcontrolador


Esses dispositivos são normalmente utilizados para controlar coisas a partir de informações que são passadas para eles – em um robô, por exemplo, o microcontrolador pode ligar ou desligar um motor assim que recebe um comando de um teclado ou controle.Aplicações. Microcontroladores são geralmente utilizados em automação e controle de produtos e periféricos, como sistemas de controle de motores automotivos, controles remotos, máquinas de escritório e residenciais, brinquedos, sistemas de supervisão, etc.

Existem diversas vantagens no uso de microcontroladores para a construção de circuitos eletrônicos.

Dente elas, podemos citar as seguintes:

  • Custos baixos de projeto e construção.
  • Consumo de energia mínimo.
  • Facilidade de programação.
  • Sistema compacto (“all in one”)
  • Praticidade para reposição.

Quando analisamos os microcontroladores mais comuns no mercado, alguns dos nomes que vêm primeiramente à nossa mente são: Arduino, ESP e Raspberry Pi.

Qual é a função do microcontrolador do Arduino

O microcontrolador é o cérebro da plataforma, ele é responsável pelo recebimento e processamento dos dados de sensores e botões. O Arduino possui pinos que podem ser utilizados como entrada ou saída de dados. Esses pinos possuem estados, os quais podem ser definidos na programação no ambiente de desenvolvimento.Os microcontrola-dores simplificam o uso da Internet das Coisas, eles estão disponíveis em diversos modelos, tamanhos e preços. Um dos mais utilizados e acessíveis ao público aspirante por tecnologia maker, é o Arduino (confira no link mais sobre a tecnologia).Basicamente, o Arduino é um microcontrolador, ou seja, ele é indicado para projetos eletrônicos e elétricos de controle de hardware, como sensores e motores.

O microcontrolador nada mais é do que um chip de circuito integrado único, que contém um núcleo de processador, memória e periféricos de entrada e saída que podem ser programados. Eles são usados em sistemas embarcados, que produzem uma sequência de tarefas pré-estabelecidas, controladas pelos dispositivos em questão.

Qual a diferença entre microprocessadores e microcontroladores

Já o microcontrolador é um microprocessador, memória RAM, memória ROM, temporizadores, contadores, porta serial, conversores e portas de I/O em um só circuito integrado, ou seja, um microcomputador-de-um-só-chip. É fácil e não dá para confundir, espero ter ajudado!Para programar um microcontrolador você deve primeiro ter um conhecimento básico sobre programação. As linguagens mais usadas são: Assembly, C, Visual Basic e Pascal. Na programação utiliza-se um software, onde você escreve as instruções lógicas, e depois compila, gerando um arquivo no formato *. hex (hexadecimal).Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular. O componente recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.

Muitas vezes confundido com “microprocessador”, talvez pela semelhança de nomes, o microcontrolador consiste em um único circuito integrado que reúne um núcleo de processador, memórias voláteis e não voláteis e diversos periféricos de entrada e de saída de dados.

Memórias

  • Memória flash: Para armazenar o programa.
  • EEPROM: Alguns poucos podem não possuir.
  • Memória de dados: Dividida em RAM e registradores internos da CPU.
  • Fuse bits. Existe um espaço de memória para configurar os chamados “fuse bits”.

Dentro do mercado atual, existem três grandes marcas que são bastante populares dentro do nicho de microcontroladores. São elas: a linha PIC da Microchip, a Intel MCS da Intel e o Atmel AVR da Atmel.

Como gravar um controlador PIC

0:18Clipe sugerido · 57 segundosComo gravar um Microcontrolador – Tipos de Gravadores – YouTubeDiferente de um microprocessador que roda jogos, gráficos e outras tarefas com grande processamento, o microcontrolador é utilizado para tarefas mais simples, como controle de luminosidade, temperatura, temporização, leitura de sensores, etc.O processador é a unidade central de processamento de um computador (CPU), que funciona como o cérebro do computador, pois interage e faz as conexões necessárias entre todos os programas instalados.