Qual a doença da filha do Tiago? Verifique isto – O que pode causar o retinoblastoma


A principal causa do retinoblastoma é o fator genético. O portador herda uma mutação no gene Rb1 que resulta no aparecimento do retinoblastoma. Crianças que tiveram retinoblastoma tem 50% de chance de passar a condição para seus descendentes. No entanto, este tipo de câncer pode aparecer como qualquer outro.Lua Garbin LeifertTiago Leifert / Filha

A forma mais comum de identificar o retinoblastoma é observar a leucocoria que a doença causa. Se trata de um reflexo branco no olho, popularmente conhecido como “olho de gato” e é ocasionado por conta da massa do tumor que provoca o descolamento da retina.

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular, mais comum em crianças e responde por 3% dos cânceres infantis, chegando a cerca de 400 casos por ano. Entre 60% e 75% dos casos de retinoblastoma são esporádicos, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente.

Quanto tempo vive uma pessoa com retinoblastoma

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 80% em 5 anos significa que 80 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitos desses pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.De todas as doenças oftalmológicas infantis, a mais grave é o retinoblastoma. Considerado raro e silencioso, o câncer de olho se manifesta até os quatro anos de idade e pode levar à cegueira total ou à morte. O diagnóstico precoce evita a perda da visão e aumenta as chances de cura.Os principais tipos de tratamento para retinoblastoma são cirurgia, radioterapia, terapia a laser (fotocoagulação ou termoterapia), crioterapia e quimioterapia. Às vezes, mais de um tipo de tratamento pode ser usado. As opções terapêuticas são baseadas no estadiamento da doença e em outros fatores.

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças, mas é raro e responde por 3% dos cânceres infantis. Entre 60% e 75% dos casos de retinoblastoma são esporádicos, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente.

Quem tem retinoblastoma pode ficar cego

De todas as doenças oftalmológicas infantis, a mais grave é o retinoblastoma. Considerado raro e silencioso, o câncer de olho se manifesta até os quatro anos de idade e pode levar à cegueira total ou à morte. O diagnóstico precoce evita a perda da visão e aumenta as chances de cura.De todas as doenças oftalmológicas infantis, a mais grave é o retinoblastoma. Considerado raro e silencioso, o câncer de olho se manifesta até os quatro anos de idade e pode levar à cegueira total ou à morte. O diagnóstico precoce evita a perda da visão e aumenta as chances de cura.Tumor ocular mais comum na infância, retinoblastoma tem até 100% de cura se diagnosticado precocemente.