Qual a diferença entre m2 e NVMe? Verifique isto – O que é um NVMe m 2


Non-Volatile Memory Express (NVMe) é um novo protocolo de transferência projetado para memória de estado sólido.A principal diferença entre elas é o desempenho e o protocolo (idioma) “falado” pela unidade SSD. Há controladores projetados especificamente para cada interface. No quesito protocolo, é importante lembrar que a maioria das unidades SSD suporta apenas um dessas interfaces (SATA ou PCIe), mas não as duas ao mesmo tempo.

O padrão atual no que diz respeito a performance é o NVMe PCIe 4.0, que pode oferecer velocidades de leitura e escrita realmente elevadas. Os SSDs SATA possuem uma limitação de velocidade próxima aos 600 MB/s, que, mesmo sendo muito abaixo de um modelo NVMe, ainda é muito mais eficiente que um HD convencional.

A PCIe 4.0 (a versão atual) oferece até 32 pistas e pode, em teoria, transferir dados até 64.000 MB/s em comparação ao limite de especificação de 600 MB/s da SATA III. A especificação NVMe também permite 65535 filas de comando, podendo ter até 65536 comandos por fila.

Qual mais rápido SSD ou M2

O SSD M. 2 possibilita velocidades muito maiores mesmo em relação aos SSDs mSATA (que já são cerca de dez vezes mais rápidos do que os HDs). É possível atingir 5.000 MB/s com as unidades mais modernas, baseadas no protocolo NVMe.Seu uso mais comum, porém, é para unidades de armazenamento de estado sólido, os SSDs. SSDs no formato M. 2 suportam utilizar tanto a interface SATA quanto a PCI-Express para transferir arquivos, trazendo maior suporte e flexibilidade para a tecnologia.O SSD M. 2 possibilita velocidades muito maiores mesmo em relação aos SSDs mSATA (que já são cerca de dez vezes mais rápidos do que os HDs). É possível atingir 5.000 MB/s com as unidades mais modernas, baseadas no protocolo NVMe.

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Qual a vida útil de um SSD NVMe

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.O SN850 é extremamente rápido – as velocidades de leitura/escrita podem chegar a 7.000/5.300MB/s, então você está olhando para um grande salto em frente da tecnologia mais antiga.O SSD M. 2 possibilita velocidades muito maiores mesmo em relação aos SSDs mSATA (que já são cerca de dez vezes mais rápidos do que os HDs). É possível atingir 5.000 MB/s com as unidades mais modernas, baseadas no protocolo NVMe.

O padrão M. 2 foi desenvolvido pelos institutos PCI-SIG e SATA-IO com o nome original de Next Generation Form Factor (NGFF). Ele chegou em 2013 e é um formato de placa de expansão compacta, que pode ser usado para todo tipo de aplicação, incluindo: Wi-Fi, Bluetooth, GPS, NFC, rádio digital, WiGig e WWAN.

Já no caso do SSD NVMe, procure por modelos modernos que utilizam o padrão PCIe 4.0 (caso sua máquina seja compatível) e verifique as velocidades de gravação e leitura. Como vimos, os modelos mais avançados já operam em velocidades que variam entre 2.000 e 8.000 MB/s.

Como saber se a placa-mãe suporta SSD m2 NVMe

  1. Você precisará consultar o site de sua placa-mãe ou usar o Google para pesquisar e descobrir se o sistema é compatível.
  2. Para tirar a dúvida, é só procurar pelo modelo na internet e checar se há compatibilidade com o padrão NVMe.

O que é NVMe x4

2 2280 PCIe gen3 NVMe x4” é nada mais do que uma forma condensada de escrever “armazenamento SSD com interface M. 2 com tamanho 22 mm por 80 mm e protocolo NVMe que utiliza 4 linhas do barramento PCI Express de terceira geração”. Ou, em termos populares: “SSD muito, mas muito rápido”.2 NVMe é o modelo mais rápido atualmente. Seu uso pode ser feito em notebooks e computadores compatíveis com conector M. 2. Esse modelo é conectado diretamente à placa mãe, sem a necessidade de fios, sendo muito mais prático.Seu SSD pode ficar corrompido ou pode falhar devido aos blocos defeituosos, levando à perda permanente de dados. Use um software de recuperação de dados, como o Stellar Data Recovery, para escanear seu SSD, em busca de blocos defeituosos e, se necessário, clonar o SSD usando o utilitário 'Drive Monitor'.