Quais são os três tipos de dominação de Max Weber? Verifique isto – Quais são os 3 tipos de dominação


Para Weber, dominação difere-se de poder, visto que a dominação é a aceitação do poder e estabelece-se de três formas legítimas: a legal, a tradicional e a carismática.Dominação é a aceitação de uma ordem como legítima. Domin-ação: líder que possui o domínio da ação; • Príncipe: o primeiro, o guia. É legítima: o dominado delega a sua ação ao dominante. Não se refere apenas a obediência, mas a comando.

Dominação Carismática
Não apresenta nenhum procedimento ordenado para a nomeação e substituição. Não há carreiras e não é requerida formação profissional por parte do “portador” do carisma e de seus ajudantes. Weber coloca que a forma mais pura de dominação carismática é o caráter autoritário e imperativo.

Legitimação de caráter carismático: baseada na veneração extracotidiana da santidade, do poder heroico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas (dominação carismática).

  Qual a vida útil de SSD? Verifique isto - O que dura mais HD ou SSD

Quais os três tipos de poder Segundo Max Weber e suas principais características

Max Weber observa que o poder racional ou legal cria em suas manifestações de legitimidade a noção de competência, o poder tradicional a de privilégio e o carismático dilata a legitimação até onde alcance a missão do “chefe”, na medida de seus atributos carismáticos pessoais.Max Weber definiu autoridade carismática (alemão: Charismatische Herrschaft) como "baseada na devoção a um específico e excepcional ato de heroísmo, ou a um carácter exemplar de uma pessoa, o que lhe legitima a autoridade".A partir da análise exegética de Weber, chegamos a uma definição de dominação carismática que se baseia primordialmente na relação afetiva dos seguidores com o líder em razão de seu caráter extraordinário.

  O que é o CA 43770? Verifique isto - O que significa CA 43770

D) A dominação carismática é legitimada pela fé e pelas qualidades sobrenaturais do líder. A legitimidade vem da crença nas qualidades excepcionais de alguém para dirigir um grupo social. Os seus discípulos, por sua vez, o obedecem por terem fé em suas qualidades e em sua pessoa.

O que é a dominação tradicional

O primeiro deles é a dominação tradicional. Significa aquela situação em que a obediência se dá por motivos de hábito porque tal comportamento já faz parte dos costumes. É a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade. Um exemplo extremamente claro é o da família patriarcal.Dominação Legal-racional
Tanto o funcionário quanto o chefe agem imparcialmente, sem caprichos pessoais, enquanto está em seu cargo, e em seu turno ele é a personificação do cargo, um profissional; ao fim do mesmo ele é um indivíduo livre, essas duas facetas, a priori, não se misturam.O primeiro deles é a dominação tradicional. Significa aquela situação em que a obediência se dá por motivos de hábito porque tal comportamento já faz parte dos costumes. É a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade. Um exemplo extremamente claro é o da família patriarcal.

  Como pegar promoção? Verifique isto - Como fazer para ganhar uma promoção

a.a) Dominação Burocrática
Como tipo “mais puro” da Dominação Legal, a Dominação Burocrática constitui a forma pela qual “uma ação social de uma formação dominante se baseia numa relação associativa racional, encontra seu tipo específico na 'burocracia'”.