Porque Vina e não salsicha? Verifique isto – Qual é o certo Vina ou salsicha


Vina é uma corruptela da palavra alemã “Wienerwurst“, sendo “wiener” “Viena” e “wurst”, salsicha, o que forma “salsicha de Viena”. Logo, tanto vina quanto salsicha estão corretas (embora vina seja mais gostosa ;D).Em 1805, um açougueiro alemão, chamado Johann Georg Lahner, morava na cidade de Viena e inventou um novo tipo de salsicha. Em vez de o alimento ter apenas carne bovina na composição, a sua versão também incluiria suína.

O dialeto sulista também possui um léxico próprio, com palavras como vina (como é chamada a salsicha em algumas regiões do Paraná) ou cancha (utilizada para designar quadra esportiva).

Salsicha do tipo Viena. Do alemão: Wiener Wurst (a pronúncia de "wiener" lembra o som "vina"). Denominação amplamente utilizada na cidade de Curitiba-PR. Vou comprar pão e vina para fazer cachorro quente.

Porque falam Vina

Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba Chegou a hora de saber a origem dessa palavra Curitibana! “Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena.Alemanha
Os primeiros relatos da criação da salsicha sugerem que foi criada a mais de 500 anos na Alemanha, o açougueiro Johann Georghener da cidade de Coburg levou a sua criação para a cidade de Frankfurt onde ficou conhecida.Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba Chegou a hora de saber a origem dessa palavra Curitibana! “Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena.

Os alemães trouxeram para cá a salsicha tipo vienense, uma salsicha típica de povos germânicos, ou como eles chamam Wienerwurst = Wien (Viena) + Wurst (salsicha). Os outros povos não sabiam pronunciar “Wiener” e como a fonética é muito parecida, acabou ficando “Vina”.

Tem cérebro na salsicha

Salsichas e mortadelas, por exemplo, podem ter carnes mecanicamente separadas em 60% de sua composição total. Quando você come um cachorro-quente, um sanduíche de mortadela ou de qualquer outro embutido, boa parte do que você está mastigando é cérebro, língua e estômago.Os imigrantes de origem não germânica provaram o delicioso prato e tinham dificuldade em pronunciar a palavra wurst, então adotaram a palavra Vina como designando qualquer tipo de salsicha. Como em Curitiba há muitos imigrantes alemães, passou-se a utilizar a palavra Vina ao invés de salsicha.Carnes cruas por si trazem risco dependendo do tipo ,do local de abate e local de manipulação. Então a resposta é : pode sim. Entretanto salsichas só são cruas enquanto está em preparo. Então salvo ser você que está preparado , não é fácil encontrar salsichas cruas.

“Tem uma gíria que é muito característica de Curitiba, e é raro conhecerem: vina. Significa salsicha”.

Gírias Curitibanas – o Buzão curitibano: Biarticulado.

  • LIGEIRINHO – Se refere ao ônibus de linha direta implantado no sistema de transporte público de Curitiba, em 1991.
  • TUBO – Local de parada dos ônibus ligeirinhos e expressos. Espécie de ponto de ônibus curitibano.
  • COZIDO – É a pessoa que está bêbada.

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água, gordura suína, proteína de soja, miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), sal, amido, açúcar, alho, cebola, pimenta branca, pimenta calabresa, noz-moscada, regulador de acidez: lactato de sódio e citrato de …

Porque a salsicha foi inventada

Outro imigrante alemão, o açougueiro Charles Feltman, vendia tortas utilizando um carrinho para circular pelas ruas de Coney Island. Percebendo que não poderia competir com os pratos quentes dos restaurantes, decidiu vender um pequeno sanduíche com salsicha e pão, além da cobertura de mostarda e chucrute.O aumento do tamanho está ligado à proteína de colágeno da fórmula e quanto maior o cozimento mais ela incha. Por isso, a recomendação é de apenas três minutos de fervura.Feita a partir da emulsão das carnes de uma ou duas espécies de animais de corte, a salsicha pode ou não conter a carne mecanicamente separada (CMS), um subproduto desses animais, que nada mais é que uma mistura feita à base de cartilagens e outras partes dos animais (carcaças de aves, bovinos e suínos).