Porque o carro fica mais potente com etanol? Verifique isto – Porque o etanol gera mais potência que a gasolina


Ela é constituída de diversos hidrocarbonetos, que evaporam em diferentes temperaturas. Já o etanol, por sua vez, é só um hidrocarboneto e evapora de uma vez. Tem mais octanagem, o que permite taxas de compressão maiores e mais potência. Por outro lado, seu poder calorífico é de 70% do poder da gasolina.etanol
Sim, o álcool tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo do etanol é bem maior.

A potência e o torque do automóvel ficam maiores quando o mesmo é abastecido com etanol. A vantagem da gasolina fica sendo, então, o menor consumo e, logo, a maior autonomia.

"O etanol melhora a característica da gasolina, dando uma melhor octanagem, resistindo a uma compressão maior. Na prática, isso significa que adicionar etanol em uma gasolina mais simples transforma o produto final em um combustível de qualidade.

Qual é a octanagem do etanol

O etanol possui o índice de octanas elevado entre 110 – 120, e com sua adição, melhora a performance dos combustíveis nos motores.Em um mesmo volume, o etanol hidratado conta com cerca de 30% menos poder energético que a gasolina. Por isso, o seu maior consumo em um motor Flex.4 dicas para aumentar a potência do motor do seu carro

  1. Abasteça com etanol. Essa é a forma mais barata e simples de se garantir alguns cavalinhos a mais no motor do seu carro, caso ele seja flex.
  2. Aumente as entradas de ar.
  3. Troque o escapamento.
  4. Reprograme a central eletrônica (ECU)

etanol
Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

Qual combustível compensa mais na estrada

Por que se recomenda abastecer com gasolina o carro flex no momento de uma viagem pela estrada Simples: a gasolina confere uma autonomia maior ao automóvel, já que seu consumo chega a ser 30% inferior ao do etanol.Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um.etanol
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Gasolina aditivada
Ela não vai aumentar a potência do seu carro ou deixá-lo mais rápido. No entanto, a gasolina aditivada carrega elementos químicos importantes para a limpeza e manutenção do sistema de combustão e admissão do motor.

Esse cálculo para saber se o etanol é vantajoso ou não diante a gasolina é simples: apenas dividir o preço do litro de etanol pelo da gasolina. Se o resultado foi menor que 0,7, o etanol é a melhor escolha, mas se for maior, escolha a gasolina.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

É possível aumentar a potência de um motor

Sim, muito. Ao aumentar a quantidade de combustível injetado, consegue que o rendimento melhore se que o motor tenha de sofrer um aumento de temperatura, que é algo que acontece se aumentar o tempo de injeção.O objetivo do chip de potência é modificar as parametrizações de origem do carro, o computador passa a transmitir diferentes informações aos componentes de acordo com o propósito que é aumentar a capacidade do carro, esses chips podem aumentar 35 cavalos a um motor a gasolina e até muito mais num motor a gasóleo.Sabemos que o etanol tem um desempenho de 70% em relação ao desempenho da gasolina. Então, por exemplo, se um carro faz 10 km com um litro de gasolina, provavelmente ele fará 7 km com um litro de etanol. Para fazer a conta, basta dividir o valor do preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina.