Porque não pode colocar capacete no chão? Verifique isto – O que acontece se o capacete cair no chão


Quando você cai ou é derrubado, vai bater a cabeça e só por isso o capacete é obrigatório. Bota é bom usar porque não sai do seu pé. Ainda assim, se estiver muito bem equipado mas andar como um idiota, provavelmente vai se machucar muito.Evite deixar o equipamento no sol ou utilizar um secador de cabelos para agilizar o processo, já que as altas temperaturas podem danificar o capacete.

Manter / guardar o capacete num local seco e ventilado
Isto serve para percebermos que durante um passeio de moto o capacete ficará quente e húmido. Quando chegamos ao nosso destino devemos evitar deixar o capacete fechado.

Não tire o capacete de um motociclista
Retirar o capacete de um motociclista que se acidenta é uma ação de alto risco. A atitude será de maior risco ainda se ele estiver inconsciente. A simples retirada do capacete pode movimentar intensamente a cabeça e agravar lesões existentes no pescoço ou no crânio.

Qual é a vida útil de um capacete

EM RESUMO. O capacete deve ser trocado num prazo de três a cinco anos. Em caso de acidente ou queda, a troca deve ser imediata.Dessa maneira, se você for flagrado com a viseira totalmente levantada enquanto conduz sua motocicleta, ou com capacete sem viseira e sem os óculos de proteção, você será autuado por cometer uma infração. Assim, o condutor deverá arcar com o valor de R$ 88,38 e terá 3 pontos adicionados ao seu documento de habilitação.O ideal é utilizar um pano úmido com sabão neutro em toda a parte de tecido do dispositivo de segurança. Nos modelos em que o forro é removível, fica ainda mais fácil. Basta lavar o tecido na máquina ou à mão. A secagem deve ser feita na sombra em um lugar ventilado.

Touca para usar em baixo do capacete.

O que o capacete evita

Um capacete tem como finalidade reduzir o risco de lesões graves no crânio e no cérebro, diminuindo o impacto de uma colisão na cabeça.Voltando ao nosso tema, as orientações dispostas no citado manual, certamente foram extraídas da Resolução 168/04 do Contran, atualmente transcrita na 789/20, que diz em seu artigo 20 inciso I alínea a) “iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção”.Não há prazo de validade para o uso de um capacete, pois eles são considerados produtos não perecíveis. Entretanto, lojas e desenvolvedores sugerem que o item seja substituído após cinco anos de uso, caso não sofra avarias.

Conforme orientação de nossa área técnica, o capacete não possui validade, é um produto não perecível, na etiqueta interna consta a informação com os seguintes dizeres: “Este produto é um bem durável”. O capacete deve ser substituído após qualquer choque, mesmo que não haja danos visíveis.

Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor: I – Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran; Infração – gravíssima.

Não é permitida a utilização de óculos de sol, óculos corretivos ou de trabalho (EPI). Capacete, viseira e óculos – Quando o veículo estiver parado na via, independentemente do motivo, é possível levantar totalmente a viseira.

Pode passar álcool na viseira do capacete

Se a sua viseira tiver um revestimento anti-embaciamento no interior, tenha muito cuidado. Não aplique produtos de limpeza à base de álcool, pois isso pode remover o revestimento. Use água e um lenço de papel ou pano macio.Sabonetes antibacterianos ajudam na retirada das bactérias. Usar água morna é outra arma. Com ela, você consegue retirar a gordura do suor que fica no capacete. Algumas pessoas utilizam shampoo infantil, pois esses possuem antibactericidas em maior quantidade.As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos deverão ser utilizados somente durante o dia.