Pode faltar diesel no Brasil? Verifique isto – Vai faltar óleo diesel no Brasil


O risco de desabastecimento de óleo diesel no Brasil nos próximos meses, reconhecido pela própria Petrobras, é maior no Norte e no Nordeste, regiões mais dependentes da importação de combustível, segundo o presidente executivo da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), Sergio Araujo.Nesse contexto, o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, enviou um ofício à Agência Nacional do Petróleo, alertando sobre o “elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”.

Entre os principais fatores apontados pelos especialistas para a concretização do cenário futuro está a defasagem do preço do diesel em relação ao mercado internacional, que pode desencorajar a compra do combustível no exterior por importadores privados.

E é desse combustível que muitas indústrias dependem para alimentar suas máquinas — e que produtores agrícolas precisam para operar seus tratores e poder semear e colher. Por isso, a falta de diesel está gerando sérios problemas em todo o mundo, que ameaçam se espalhar se a demanda continuar superando a oferta.

Vai faltar diesel no Brasil 2022

Após um primeiro semestre de alertas, o setor de petróleo agora vê baixo risco de problemas de abastecimento de diesel no Brasil em 2022. A avaliação é que o mercado antecipou estoques e conseguiu se inserir na cadeia de importação do combustível.As refinarias da Petrobras produzem óleos diesel A (isentos de biodiesel). As companhias distribuidoras, por sua vez, realizam a adição de biodiesel aos óleos diesel A, de acordo com o teor vigente na legislação, que passam se chamar óleos diesel B.Em nota, os petroleiros afirmaram que "o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no início do segundo semestre deste ano, em função da prevista escassez de oferta no mercado internacional e do baixo nível dos estoques mundiais".

O governo informou nesta sexta-feira (27) que o estoque de diesel S10, o mais comercializado no Brasil, é capaz de garantir o suprimento do país por 38 dias, se as importações desse combustível e a produção interna fossem cessadas hoje, e negou risco de desabastecimento.

Por que o Brasil importa óleo diesel

O motivo apontado é a alta de preços no Exterior. Diferente da gasolina, a oferta do diesel está menor, enquanto a demanda aumenta, assim como a perspectiva de consumo. Os Estados Unidos são grandes fornecedores. O Brasil importa 30% do que consome.Descompasso entre oferta e demanda De 25% a 30% do diesel consumido no país costuma ser importado, dizem analistas. A pressão sobre os preços está associada aos efeitos da Guerra da Ucrânia. A partir do conflito, houve entraves para exportações da Rússia.A Refinaria de Paulínia (Replan), da Petrobras, no Estado de São Paulo, liderou o ranking de processamento de petróleo, tendo respondido por 20,7% do volume semestral.

Apesar de ser mais caro, uma grande vantagem do carro a diesel é que ele é mais econômico, pois tem uma autonomia maior e o curso do combustível é menor. Além disso, é um motor que dura muito mais tempo.

“[O novo governo brasileiro] vai enfrentar preços altos de diesel, seguramente… Os preços já não estarão [em 2023] nos níveis históricos que vimos há alguns meses, mas vão se manter mais altos que o historicamente, provavelmente, no próximo ano”, comentou a analista da Wood Mackenzie, em entrevista à agência epbr.

O Brasil importa hoje cerca de 25% do que consome de óleo diesel, a maior parte proveniente dos Estados Unidos, de refinarias da região do Golfo do México.

Quem é o maior produtor de diesel do mundo

Quais são os maiores produtores de petróleo do mundo

País Produção (em barris de petróleo por dia) Parcela da produção mundial
Rússia 10.667.000 12,1%
Canadá 5.135.000 5,8%
Iraque 4.114.000 4,7%
China 3.901.000 4,4%

Durabilidade do diesel
O motor a diesel dura mais tempo, inclusive pelo fato de ser pouco queimado por quilometragem. Porém, é importante ter cuidado, pois, o diesel quando armazenado por períodos longos, tem a possibilidade de degradar por fatores orgânicos.Durabilidade. O que não mudou nos carros a diesel foi a durabilidade dos motores. “Hoje, um motor a combustão bem cuidado chega a 250 mil km e o diesel passa dos 400 mil km facilmente, se for bem cuidado”, afirma Anderson.