Onde nasceu o atleta Adhemar Ferreira da Silva? Verifique isto – Quem foram Adhemar Ferreira da Silva


Adhemar Ferreira da Silva, no dia 23 de julho de 1952, bateu o recorde mundial do salto triplo, pertencente então ao japonês Naoto Tajima, saltando 16,05 metros nas classificatórias. Não bastasse, no mesmo dia, Adhemar quebrou o próprio recorde mundial por outras três vezes, saltando 16,09m, 16,12m e 16,22 metros.Não para o culto Adhemar, formado em Direito, Belas Artes, Relações Públicas e Educação Física. Falava vários idiomas, como inglês e francês. Foi adido cultural do Brasil na Nigéria e participou do filme Orfeu Negro, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 1959.

Adhemar Ferreira Da Silva desembarcava em Helsinque para a disputa dos Jogos Olímpicos de 1952 com status de favorito. Aos 24 anos, ele já era recordista mundial do salto triplo, com 16,01m, superando em um centímetro o recorde que já durava 15 anos.

FICHA TÉCNICA. Um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro, Adhemar Ferreira da Silva disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos, entre Londres 1948 e Roma 1960, tendo conquistado a medalha de ouro em Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

Quem foi o primeiro atleta brasileiro

Adhemar Ferreira da Silva
bicampeão olímpico
Em 1956
atletismo
Nome completo Adhemar Ferreira da Silva

A primeira edição registrada destes Jogos é de 776 aC, nos tempos em que era disputada uma única prova: uma corrida de aproximadamente 200 m, que os gregos chamavam de stadium. Em 776 aC, o ganhador da prova foi Koroebus, considerado o primeiro campeão olímpico da história.Guilherme Paraense
Há 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica. Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

Adhemar Ferreira da Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em que ano o Brasil ganhou a primeira medalha de ouro

3 de agosto de 1920
Há 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica. Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.Adhemar Ferreira da Silva – Wikipédia, a enciclopédia livre.Ayrton Senna
Sem Pelé na eleição, tricampeão da Fórmula-1 supera outros grandes nomes do esporte. O tricampeão mundial de Fórmula-1 Ayrton Senna foi eleito o maior atleta brasileiro de todos os tempos pela revista ESPN.

As primeiras medalhas vieram nos Jogos de Helsinque, em 1952, quando o Brasil faturou um ouro no salto triplo, com Adhemar Ferreira da Silva, e um bronze, no salto em altura, com José Telles da Conceição. Nas Olimpíadas de Pequim-2008, Maurren Maggi conquistou o ouro no salto em distância.

Desde o final do século XIX o atletismo é praticado no Brasil. Foi em São Paulo que ocorreu a primeira competição, em 1914. A prova foi realizada no clube Espéria e vencida por Islovard Rasmussen, um dinamarquês que vivia na capital paulista.

O primeiro recorde brasileiro reconhecido foi do atleta JAIME R. BORDALO FREIRE, vencedor do I Campeonato Brasileiro em 1925, com o tempo de 50.6. A história desta disciplina é um tanto obscura, mas sabe-se que os Celtas, nos seus Jogos Tailtianos, já a praticavam no século II da nossa Era.

Quem foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro

Ao todo, foram três: uma de ouro, uma de prata e outra de bronze. Por isso, em 03 de agosto o Brasil comemora a primeira medalha de ouro olímpica do país, conquistada pelo atleta, Guilherme Paraense, do Fluminense Football Club-RJ.Há 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica. Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.de prata
A primeira medalha Olímpica obtida pelo Brasil foi a de prata, em 2 de agosto, com Afrânio da Costa – natural de Macaé (RJ) – na pistola livre (50m).