O que significa equipe de refugiados nas Olimpíadas? Verifique isto – Quem são os refugiados nas Olimpíadas


A equipe representa as mais de 82 milhões de pessoas em todo o mundo que foram forçadas a fugir da guerra, perseguição e violações dos direitos humanos. Desse número, cerca de 12 milhões são pessoas com deficiência. O perfil dos atletas está disponível aqui.A Equipe também reforça o papel do esporte na integração de pessoas refugiadas em suas comunidades de acolhida e chama atenção para a importância de garantir assistência, serviços e oportunidades para pessoas com deficiência.

“Os refugiados trazem enormes contribuições, ajudam a construir nações, a tornar as economias mais prósperas e trazem diversidade às sociedades. Devemos olhar dessa maneira. Esta é a mensagem mais profunda e importante desta equipe”, concluiu.

Síria
O país de onde vieram mais atletas refugiados foi a Síria. Serão 9 participantes que nasceram no país, que atravessa uma crise humanitária na esteira de uma guerra civil.

Qual é a definição de refugiados

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.Para refugiados, deslocados de guerra, órfãos e crianças que foram usadas como soldados, o esporte oferece um sentido de normalidade que fornece uma estrutura em ambientes desestabilizados e serve como meio de canalizar energias positivamente.Acolher refugiados não é uma questão de filantropia, é uma questão de solidariedade e compartilhamento de responsabilidade. Ao receber refugiados e se comprometer com afinco com sua integração, o Brasil será um líder global na demonstração de respeito aos direitos humanos e compaixão.

A nacionalidade com maior número de pessoas refugiadas reconhecidas, entre 2011 e 2021, é a venezuelana (48.789), seguida dos sírios (3.682) e congoleses (1.078). Em 2021, 72,2% das solicitações apreciadas pelo Conare foram registradas nas Unidades da Federação (UFs) que compõem a região norte do Brasil.

Por que os países recebem os refugiados

Os refugiados são pessoas que saíram de maneira forçada de seus países para buscarem refúgio e uma oportunidade de restruturação de suas vidas em outros países. O que força a saída dessas pessoas de seus locais de origem são conflitos armados e conflitos políticos, causando a necessidade do asilo.Além de lutar pela sobrevivência, milhões de pessoas refugiadas entraram para mais um quadro de vulnerabilidade: a fome. Doar para o ACNUR é rápido como pedir um delivery e, com a sua doação, ajudamos a alimentar famílias refugiadas.Uma das dificuldades enfrentadas, principalmente pelos refugiados, é o acesso à educação de qualidade. Em escala global, há um grande número de crianças e adolescentes refugiadas que não estão matriculadas em instituições de ensino.

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Guerras, instabilidades econômicas e políticas figuram entre as principais causas para os deslocamentos na atualidade, mas cada fluxo de refugiados varia de acordo com o contexto local.

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

O que acontece com um refugiado

Os refugiados são forçados à migração por sofrerem iminente risco de morte e perseguições, por diversas causas, em seus locais de origem, geralmente devastados por conflitos armados ou dominados por organizações criminosas.A Turquia acolheu cerca de 3,8 milhões de refugiados, a maior população mundial. A Colômbia ficou em segundo lugar, acolhendo aproximadamente 1,8 milhão, incluindo venezuelanos deslocados no exterior.São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.