Faz mal comer peba? Verifique isto – Pode comer peba


No Nordeste, também são caçados pela sua carne, considerada uma iguaria. A criação deste animal para abate pode ser autorizada pelo Ibama.Ele explicou que o tatu é um repositório de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas ao ser humano, como a lepra e a micose pulmonar. As espécies mais consumidas no Brasil são tatu-peba e tatu galinha.

“A carne do tatu pode ser contaminada com outros microrganismos, não só os fungos, porque o tatu pode ficar doente com a coccidioidomicose e com a paracoccidioidomicose — que é um outro fungo -, mas também pode ser infectado por Trypanosoma cruzi, o agente da doença de Chagas, e tem sido relatado o bacilo da lepra — a …

“É o caso do tatu-galinha que pode carregar a paracoccidiodomicose (PCM) ou blastomicose Sul-Americana, causada por um fungo”, relata. Há demonstrações que indicam que a doença é adquirida pela inalação de partículas infectadas que atingem os pulmões e causam infecção.

Qual é a diferença do tatu para o peba

Péba é um nome popular dado a uma espécie de tatu (Euphractus sexcinctus) em algumas regiões do Nordeste. Exemplo de uso da palavra Péba: Meu tio viu um péba na mata.Além disso, o estudo constatou que as pessoas que comem carne de tatu-galinha com mais frequência apresentam maiores concentrações de anticorpos contra a hanseníase no sangue, sugerindo uma forte correlação entre a caça, o manejo e a ingestão desses animais e a contração da doença.Veja os sintomas da doença do tatu:

  • Lesões na pele;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Falta de ar;
  • Linfonodomegalia (ínguas na pele);
  • Comprometimento pulmonar;
  • Emagrecimento.

Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

Quais são as doenças do tatu

A doença Paracoccidioidomicose é uma infecção fúngica sistêmica agressiva disseminada pela inalação de fungos Paracoccidioides spp. no ambiente.

Veja os sintomas da doença do tatu:

  • Lesões na pele;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Falta de ar;
  • Linfonodomegalia (ínguas na pele);
  • Comprometimento pulmonar;
  • Emagrecimento.

A textura da carne lembra frango, mas o sabor é um pouco mais forte (talvez uma mistura de frango com porco), afinal, é um animal selvagem. Antes de temperar era preciso deixar a carne ferver um pouco na água com folhas de mandioca para tirar o cheiro forte. É um cheiro que lembra sangue.A carapaça nos tatus é dividida em três partes.
Assim, diferente das tartarugas que possuem uma carapaça rígida e inflexível, a carapaça dos tatus permite ao animal flexionar o seu corpo.

Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.

Há quem diga que é falta de educação, mas cientistas do Canadá descobriram que cutucar o nariz e comer a “meleca” pode ser bom para a saúde. De acordo com eles, é uma forma de estimular o sistema imunológico.

Comer tatu é bom, o problema é que dá dor nas costas, porque, quando ele entra no buraco, você tem de ficar agachado pra tirar o bicho de lá. Tiago – Onde vocês acharam a música do sabão crá-crá Dinho – O Bento cantou a canção e a gente gostou.

Como o tatu transmite a lepra

Mas existem regiões endêmicas da doença: "No sul dos EUA, a M. leprae pode ser transmitida por tatus que liberam os bacilos no meio ambiente a partir de secreções corporais.De acordo com a pesquisa, 62% dos tatus-galinha (Dasypus novemcinctus) estavam naturalmente infectados pelo bacilo causador da hanseníase.Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.