Como vai ou como vão vocês? Verifique isto – Como vai vocês ou como vão vocês


a 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles vão. a 3. ª pessoa do plural do imperativo: vão vocês.O verbo ir, quando forma uma locução com o verbo impessoal, deverá seguir a regra da impessoalidade: verbo invariável, na 3ª pessoa do singular: “A gerência disse que vai haver mudanças!” “Ele crê que vai haver novas contratações.”

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"…

Quando o sujeito é indeterminado, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural. Porém, quando a indeterminação é indicada pela partícula se, o verbo fica no singular.

É correto falar vocês vão

A flexão desse verbo no presente do indicativo se fixou também como registro aceito como padrão, tanto que são mais comuns as formas eu vou, ele/você vai, nós vamos e eles/vocês vão.1. JUNTO ou JUNTOS É um adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere: “Os fortes sentimentos vêm JUNTOS”; “Em campo, Romário e Ronaldo JUNTOS”; “Uma vitória que a dupla de atacantes quer comemorar jogando JUNTA por muito tempo ainda”.Significado de Em vão
locução adverbial Sem eficácia, relevância nem utilidade; inútil, desnecessário: fez todo aquele trabalho e não usou para nada foi tudo em vão. Sem motivo aparente; gratuitamente: segundo algumas religiões, não se pode dizer o nome de Deus em vão. Etimologia (origem de em vão).

Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.

Vai fazer dois anos ou vão fazer dois anos

1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular.Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Erro de ortografia. A escrita correta dessa palavra é Em vão.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Vão fazer 4 anos ou vai fazer 4 anos

1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.