Como trabalhar com strings em C? Verifique isto – Como utilizar uma string em C


Lendo uma string em C
A função scanf permite fazer leitura de strings usando %s. Em relação ao uso de scanf para armazenar string devemos observar duas coisas: A função scanf realiza a leitura até encontrar um espaço, depois encerra a leitura e coloca o caracter terminador \0.Existe varias formas de se declarar uma variável do tipo string em C como: char *str; char str[]; char str[100]; char str[1][100];

Por exemplo, se quisermos ler strings que tenham espaço, nós temos que dizer isso dentro da função. fgets(str, 256, stdin);

Em C, strings são implementadas como vetores de caracteres terminados pelo caractere especial '' (leia-se barra zero). Este caractere deve ser considerado ao medir tamanho do vetor. As aspas duplas ("…") são usadas para declarar strings constantes.

Como ler um texto em C

Para leitura de arquivos texto pode-se usar a função fgets ou fscanf. A função FGETS lê uma linha inteira de uma vez. Se a função for executada com sucesso, fgets retorna o endereço da string lida, caso contrário retorna NULL. // conteudo na tela.Por exemplo, scanf("%c%d", &l, &i) lê um caractere ( %c ) seguido de um número ( %d ) e guarda nas variáveis l e i , que devem ser dos tipos char e int , respectivamente. As expressões dos dados são sempre um % seguido de uma letra que indica o tipo a ser lido.Como declarar e inicializar Strings em C
Para declarar string em C, não há segredo, pois é a mesma coisa de declarar um vetor de variáveis do tipo char. A sintaxe é sempre a seguinte: char nome_da_string[tamanho];

Para armazenar uma string literal numa variável string – ou copiar o conteúdo de uma variável string para outra – você usa a função strcpy. Sintaxe: strcpy (variável, string); Essa função copia o valor da string na segunda posição do argumento para uma variável string na primeira posição.

O que significa %[ N em C

Em C , % n é um especificador de formato especial . No caso da função printf() , o % n atribui o número de caracteres impressos por printf(). Quando usamos o especificador % n em scanf(), ele atribui o número de caracteres lidos pela função scanf() até que ocorra.A função printf é utilizada para se escrever um texto formatado na tela. A função sprintf é utilizada para se criar uma string formatada e copiá-la em uma variável do tipo string. Uma das grandes virtudes do C é podermos formatar a saída de texto, em vez de ficarmos fazendo centenas de concatenações.Em C, uma string, ou seqüência de caracteres, é um vetor de caracteres (i.e., um vetor de elementos do tipo char ) terminado com o caracter nulo \0 , de código zero. Strings representam textos. A diferença entre uma string e um simples vetor de caracteres é que strings são terminadas com o caractere nulo.

Se quisermos ler uma string fornecida pelo usuário podemos usar a função gets(). Um exemplo do uso desta função é apresentado abaixo. A função gets() coloca o terminador nulo na string, quando você aperta a tecla "Enter". Neste programa, o tamanho máximo da string que você pode entrar é uma string de 99 caracteres.

Para usar um arquivo em C é necessário abrí-lo. Para tanto, a linguagem C possui o comando fopen. A função fopen retorna um "apontador" para o arquivo caso consiga abrí-lo, caso contrário, retorna a constate NULL. Para leitura de arquivos texto pode-se usar a função fgets ou fscanf.

Quando usa esse símbolo indica que o que vem a seguir é algo especial que tem um significado de como o dado deve ser formatado. Por exemplo %d indica o que o dado deve ser um valor inteiro, ou %s deve ser uma string.

Como definir strings

Por definição, strings são sequências de caracteres alfanuméricos (letras, números e/ou símbolos) amplamente usadas em programação.Para usar strings literais formatadas, comece uma string com f ou F , antes de abrir as aspas ou aspas triplas. Dentro dessa string, pode-se escrever uma expressão Python entre caracteres { e } , que podem se referir a variáveis, ou valores literais.STRING( ) converte o número em uma cadeia de caracteres de comprimento especificada em comprimento: Se o número for mais curto que comprimento, espaços à esquerda serão adicionados ao valor retornado. Se o número for mais longo do que o comprimento, o valor retornado será truncado do lado esquerdo.