Como saber o CA de um EPI? Verifique isto – Como achar o CA no EPI


A consulta do CA EPI pode ser feita por meio do portal do Ministério do Trabalho. No site é possível consultar a emissão e validade do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual a partir do: Número do CA EPI. Equipamento.Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto.

Ou seja, o Certificado de Aprovação (CA) é a garantia de que você está adquirindo um EPI de qualidade, testado e aprovado por laboratórios e está de acordo com as normas exigidas pela legislação brasileira.

Favoritos

  • CA 11268 – ÓCULOS (42)
  • CA 498 – CAPACETE CLASSE B (37)
  • CA 5745 – PROTETOR AUDITIVO (37)
  • CA 8304 – CAPACETE CLASSE A (34)
  • CA 9722 – ÓCULOS (30)
  • CA 4115 – RESPIRADOR PURIFICADOR DE AR TIPO PEÇA SEMIFACIAL (27)

Qual é o prazo de validade do CA

5 anos
Prazo de validade do CA: A validade do CA é de 5 anos – período em que pode ser fabricado e comercializado. Prazo de validade do EPI: A validade do EPI é determinada pelo fabricante.Resumo do Certificado de Aprovação de Equipamentos de Proteção Individual.Portanto, de acordo com o Ministério da Economia, os equipamentos de proteção individual podem ser utilizados com o CA vencido. Porém, não poderão ser comercializados. O contrário do que acontece com a validade do EPI.

cinco anos
Para ficar mais claro, o CA é como um selo de qualidade fornecido aos equipamentos de proteção listados na norma regulamentadora NR 6 após a realização dos devidos testes de laboratório. Ele tem validade de cinco anos, se o ensaio for realizado no Brasil, e de dois, se o produto for testado no exterior.

Quem emite o CA dos EPIs

É dentro do OCP que os principais processos de avaliação da qualidade e certificação serão conduzidos. Após essa fase, o laudo será entregue ao requisitante e encaminhado até o Ministério do Trabalho, que também é responsável pela emissão de regulamentação do uso de EPIs no Brasil.Do que se trata O CA é a forma que a NR6 encontrou de comprovar a qualidade e validade dos equipamentos de proteção que são entregues ao trabalhador. Esse certificado serve para avaliar as condições do EPI e permitir que eles sejam comercializados.CA 45611 – BOTINA – TIPO B
PROTEÇÃO DOS PÉS DO USUÁRIO CONTRA RISCOS DE NATUREZA LEVE E CONTRA AGENTES ABRASIVOS E ESCORIANTES.

O CA é a forma que a NR6 encontrou de comprovar a qualidade e validade dos equipamentos de proteção que são entregues ao trabalhador. Esse certificado serve para avaliar as condições do EPI e permitir que eles sejam comercializados.

Validade do CA
O CA tem prazo máximo de 5 anos de validade, portanto, verifique sempre se o seu EPI possui CA válido e se o próprio equipamento não está vencido. O prazo de validade do EPI diz respeito a quanto tempo pode ser usado, já o prazo do CA se refere ao tempo de certificação do produto.

Além disso, segundo a NR6, os Equipamentos de Proteção Individual devem ter visíveis as seguintes informações:

  • nome comercial do fabricante;
  • lote de fabricação;
  • o número do CA;
  • em alguns casos, é preciso conter, ainda, o lote de fabricação e o nome do importador.

Como saber sobre cá

Onde Consultar o Certificado de Aprovação Para você consultar o CA do EPI, basta entrar no site do Ministério do Trabalho e verificar. Outra opção é o site do Consulta CA. Também é possível encontrar mais informações sobre EPI, como por exemplo as aprovações para qual aquele equipamento foi testado e aprovado.Calçado isolante elétrico (OI), com absorção de energia na área do salto (calcanhar) (E) e com resistência ao escorregamento em piso de cerâmica contaminado com lauril sulfato de sódio (detergente) e piso de aço contaminado com glicerol (SRC).O CA do EPI é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), depois de ser verificado os laudos que atestem todas as características do equipamento e os resultados dos testes, que são feitos por laboratórios credenciados.